Parece até que combinaram.
SBT e RedeTV fazem jornalismo quadrado, tradicional, como se fossem subsidiárias da Globo, ou achassem que esse estilo de jornalismo vai dar ibope.
Ledo engano dos dois.
Embora o jornalismo da RedeTV esteja anos luz à frente do SBT, com uma estrutura que o SBT não tem e nunca vai ter, a RedeTV erra na sua formatação.
Está fazendo um jornalismo quadrado no seu principal produto que é o RedeTV News.
E está dando muito menos ibope do que dava no tempo de José Emílio Ambrósio.
Deve-se ressaltar que o Leitura Dinâmica, que não pode ser colocado na categoria de jornalismo quadrado, está muito melhor que o RedeTV News, exatamente por sua formatação diferenciada.
Podem gastar a fortuna que desejarem no RedeTV News que o ibope vai ser o mesmo.
De nada vai adiantar a nova leva de contratações ou a preocupação de ter jornalismo de boa qualidade com estrutura desenvolvida de informação, estrutura muito cara aliás, mas sem objetivo prático, sem ibope.
O RedeTV News tem o mesmo ibope que o Superpop, mas com um custo muitíssimo superior e sem o lucro real do Superpop.
Se Amílcace Dallevo quer ter um jornalismo bom, com alto custo, e sem ibope compatível, apenas para ter, sem objetivo de ibope e sem objetivo de lucro, então está no caminho certo.
O povo que viu o Jornal Nacional e o Jornal da Record, não tem nenhum motivo para ficar na frente da tela dando ibope para o RedeTV News.
O Jornal da Record e o Jornal Nacional estão no mesmo padrão, e mesmo assim, a diferença a favor do Jornal Nacional em ibope é muito grande.
Isto, considerando que a Globo está há dezenas de anos vendendo bem o JN e a Record, através de uma boa grade, e com um excelente trabalho de jornalismo, também vem tendo bons resultados de ibope no Jornal da Record.
Então, não tem povo interessado num outro jornal, ainda mais numa emissora, RedeTV, que carece, e muito, de grade de programação.
A RedeTV se preocupou em crescer fisicamente e em equipamentos, orgulhando-se de ter o mais atualizado parque eletrônico do Brasil, superior à Globo, mas esqueceu-se do principal que é o conteúdo.
Aconteceu coisa parecida com o SBT, que tinha conteúdo, mas depois que mudou de endereço e foi para a Anhanguera, parece que perdeu conteúdo.
Parece que quanto maior o parque físico, menor o parque intelectual.
Não importa onde se faz o produto da televisão.
Importa o conteúdo, importa o ibope.
E isso a RedeTV não tem mesmo, pelos números conhecidos.
Quanto ao jornalismo do SBT, se seu dono, Sílvio , não está nem aí com o produto jornalismo, o resultado só poderia ser pífio quanto está sendo.
Nem se pode dizer que o jornalismo do SBT é quadrado.
Ele não é nada, não existe, e é feito num formato totalmente errado renegando seu próprio DNA.
Dá no que dá e dá 3 de ibope.
Crítica feita pelo colunista James Akel
Nenhum comentário:
Postar um comentário